1 de fevereiro de 2019

Provimento oficializa Central de Registros Imobiliários do Ceará

comp-gera

Janeiro se encerra com a edição do Provimento nº 03/CGJCE/2019 que institui a Central de Registros Imobiliários do Ceará (CERICE). Projeto tocado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (ANOREG-CE), desde o início de 2018, a Central é uma realização para toda a categoria.

Para o Registro Imobiliário representa uma marco na modernização da prestação de seus serviços, aproximando a sociedade dos cartórios. Com a Central, qualquer pessoa poderá solicitar pela internet certidões, buscas, matriculas atualizadas, são diversos documentos e serviços que podem ser requeridos aos cartórios de Registro Imobiliário de todo Ceará, de forma ágil e segura.

Helena Borges, presidente da Anoreg-CE, destaca a ajuda de muitos nessa trajetória: “Foram incontáveis os apoios que recebemos. Esse desafio só foi realmente possível porque muitos se empenharam. Pessoas que nos deram apoio institucional e técnico, colegas que cederam recursos e pessoal, isso sem falar no trabalho diário de quem estava a frente da tarefa. É preciso agradecer a todos”, pontua Helena.

Segundo Miguel Jefferson, responsável técnico pelo projeto, a Central de Registro de Imóveis é uma das partes que compõe o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). “É importante salientar isso, pois as vezes há uma ideia equivocada de que a Central de RI é o SREI propriamente dito. A Central de RI é uma interface que conectará a sociedade e os órgãos públicos aos Cartórios de RI, que por sua vez fará o processamento dos serviços solicitados. E para que essa Central tenha êxito, é importante entender que iremos trabalhar para que haja um nivelamento do entendimento e funcionamento da Central em todos os Cartórios de RI do Estado do Ceará”, salienta.