8 de novembro de 2017

Presidente da Anoreg/CE comenta a evolução e o desempenho do estado no PQTA

 

A presidente da Anoreg-CE, Helena Leite Borges, concedeu uma entrevista sobre o PQTA para a Anoreg-BR. Nós reproduzimos aqui a entrevista.

Os Cartórios do Estado do Ceará tem participação ativa nas edições do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA), promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Em entrevista, Helena Jacéa Crispino Leite Borges, presidente da Anoreg/CE, enfatiza a evolução e desempenho do estado, a importância do prêmio e o que espera das próximas edições. Confira.

Anoreg/BR – Qual a importância do PQTA para a atividade notarial e registral brasileira?
Presidente Anoreg/CE – O prêmio funciona como um grande incentivo aos notários e registradores para a implementação de uma política de gerenciamento baseada na gestão de qualidade com vistas à excelência na prestação dos serviços.

Anoreg/BR – Ceará é um estado com número significativo de inscritos na atual edição do PQTA. Como você avalia essa participação tão significativa?
Presidente Anoreg/CE – Considero satisfatório o número de inscritos, mas muito mais satisfatório do que o número de inscritos, considero o esforço diário e o alto nível de engajamento, mobilização, empenho, dedicação e persistência de cada um destes cartórios participantes na implementação dos requisitos avaliados pelo PQTA.

Anoreg/BR – Quais são as formas que a Anoreg/CE usa para incentivar os Cartórios da região a participarem do Prêmio?
Presidente Anoreg/CE – Houve, sem dúvida, uma política institucional de incentivo tanto por parte da Anoreg/BR quanto por parte da Anoreg/CE, a começar pelo fato de que o XIX Congresso Brasileiro será sediado em Fortaleza, quando haverá a solenidade de entrega do Prêmio. Os pequenos cartórios, com até cinco colaboradores, também contaram com a isenção de suas inscrições no PQTA, subsidiadas pela Anoreg. Todos, desde os pequenos aos grandes cartórios deste estado, puderam contar gratuitamente com a consultoria especializada da empresa Conceitus, contratada pela Anoreg/CE.

Anoreg/BR – Como avalia o crescimento e a motivação dos Cartórios que cada vez mais aderem a esta iniciativa?
Presidente Anoreg/CE – Os cartórios participantes do nosso estado estão bastante motivados, especialmente por já perceberem, no dia a dia, os excelentes resultados já alcançados com os novos hábitos e comportamentos incorporados, que propiciam aumento do índice de satisfação dos clientes e dos colaboradores, bem como um maior controle da serventia com a padronização de procedimentos, o estabelecimento de metas e objetivos, inclusive voltados para maior obtenção de lucro.

Anoreg/BR–Qual a importância para a Anoreg/CE receber o XIX Congresso Brasileiro de Registro Notarial em Fortaleza?
Presidente Anoreg/CE – É extremamente importante e gratificante para a Anoreg/CE, primeiramente diante do seu papel institucional de estimulo ao aperfeiçoamento e à integração da categoria de notários e registradores, posto que o Congresso é o maior evento notarial e registral de todo o País, e se constitui em uma excelente oportunidade de congraçamento da classe, troca de experiências entre os colegas de diversos estados e de diversas atribuições, aprendizado e aprimoramento profissional. Contamos com a vinda de todos os colegas ao nosso Ceará, para que possamos fazer um congresso vibrante e valioso!

Anoreg/BR – Qual a importância de os Cartórios premiados continuarem participando desta premiação?
Presidente Anoreg/CE – É importante não somente para que estes sirvam de exemplo aos demais colegas – que nunca participaram da premiação por não conhecerem os benefícios da implantação de um sistema de gestão de qualidade; mas também como estímulo a manutenção e desenvolvimento dos novos hábitos e condutas incorporados as serventias extrajudiciais daqueles que receberam premiação.

Anoreg/BR – Quais são os ganhos externos que os Cartórios participantes podem obter junto à sua comunidade e aos órgãos públicos com os quais se relacionam ao participar da premiação?
Presidente Anoreg/CE – Os ganhos externos são diversos. Mas podem ser resumidos no aumento da satisfação das expectativas e necessidades dos usuários dos serviços extrajudiciais. As boas práticas socioambientais, de complience e de ações voltadas à saúde e à segurança ocupacional, desenvolvidas pelos cartórios premiados, são capazes de demonstrar aos usuários que os cartórios estão na vanguarda de um profundo compromisso social, o que é fundamental no combate a lamentável visão desvirtuada de alguns, no sentido de que somos uma instituição burocrata e ultrapassada.

Anoreg/BR – Como imagina o Prêmio de Qualidade para os próximos anos?
Presidente Anoreg/CE – Espero que cada vez mais cartórios participem de tão importante premiação e que as Anoregs estaduais assumam o compromisso com a Anoreg/BR de estabelecer políticas de incentivo à participação no PQTA, por considerar a implementação dos requisitos avaliados como fator propulsor do fortalecimento institucional.

Fonte: Anoreg-BR
Ver matéria original: https://goo.gl/QAqGha