2 de junho de 2022

Helena Leite Borges encerra sua gestão na Anoreg-CE

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Após duas gestões  à frente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), Helena Leite Borges deixa a entidade de classe sendo saudada pela categoria em sua despedida que aconteceu nesta quarta, 1o. junho, pouco antes da eleição para a nova diretoria da entidade.

Na manhã desta quarta, logo após a aprovação da prestação de contas da entidade referente a 2022, Helena Borges iniciou um discurso emocionado que, em suas próprias palavras, dava conta de “um dia singular” em sua vida que encerrava um ciclo de 6 anos como presidente da Anoreg-CE nas gestões relativas aos triênios de 2016/2019 e de 2019/2022.

Neste período diversas conquistas merecem referência como a criação da Central Eletrônica de Registros Imobiliários do Ceará (Cerice), a aproximação e participação da Anoreg-CE junto a instituições de iniciativa privada e do setor público e as reformas da sede da instituição. Foi um período de inegável fortalecimento da entidade no Ceará e em âmbito nacional.

Contudo, o destaque do encerramento da gestão foi o tom emotivo do discurso e o reconhecimento geral da categoria pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos. O trecho final do discurso de Helena Borges demonstra o quanto um trabalho de anos se expressa também nos laços e aprendizados pessoais: “Ao longo desses dois mandatos consecutivos, nós nos criticamos, nós nos corrigimos, nós nos aprimoramos. Estivemos próximos em todos os momentos: os que celebramos e os que nos entristeceram. Foi uma longa jornada de aprendizado e jamais esquecerei as lições compartilhadas”, pontou.

Veja o discurso na íntegra

Prezados colegas, bom dia!

Nenhum discurso pode ecoar mais alto quanto aquele em que o coração é o autor das próprias palavras.

Hoje vivo um dia singular em minha vida. Um ciclo se fecha e um filme se apresenta em minha mente, com cenas de alegrias, impasses, discussões, frustrações e vitórias. Uma história comum para todos que ousam viver a experiência associativista.

Asseguro às senhoras e aos senhores que fazer parte de um segmento e lutar pela defesa dos direitos de um grupo não é tarefa para fracos e indecisos. É para quem tem a coragem de não desistir, de cair e perseverar, mas, principalmente, de reconhecer que travou a melhor batalha, que seus princípios e valores saíram fortalecidos e que o legado dos seus antepassados foi respeitado.

Em um mundo que, historicamente, o feminino vem sendo tratado como frágil e inferior, orgulho-me de ter sido a primeira mulher a assumir a presidência da ANOREG CE, uma associação reconhecidamente masculina e ancorada no pensar nordestino que considera a mulher coadjuvante do homem.

Honram-me as conquistas realizadas em minhas duas gestões e exalto o reconhecimento que a entidade hoje usufrui em âmbito estadual e nacional, fruto de um trabalho de excelência realizado nos últimos seis anos.

Não foi uma tarefa fácil e, muito menos, de uma só pessoa. Tive o privilégio de estar acompanhada por colegas dignos, comprometidos com os interesses e a causa maior do coletivo.

Nossa gestão nunca foi trampolim para benefícios individuais. Foi e é um patamar de referência, graças às ações desenvolvidas e aos resultados obtidos. Mas não se enganem, como diz o dito popular “não há almoço de graça”. Por repetidas vezes foi necessário retroceder, em outras, era imperativo o exercício da paciência, mas em nenhum instante desistimos de continuar traçando metas e definindo estratégias que nos permitissem trilhar o melhor futuro para nossa instituição.

E as conquistas chegaram. Dentre elas, ressalto a implantação da CERICE, a nossa Central Eletrônica de Registros Imobiliários do Ceará, que trouxe modernização aos cartórios, reduzindo o custo com o acervo em papel e facilitou a vida dos usuários com imóveis em todo o Estado, pela possibilidade de solicitar buscas, certidões, registro de imóveis e outros serviços pela internet; e ainda possibilitou o aumento das notificações extrajudiciais relacionadas a alienação fiduciária, a partir do acordo feito com os registradores de imóveis, que abriram mão da sua prerrogativa de proceder diretamente as referidas notificações possibilitando a interligação da CERICE com a central de RTDPJCE.

Outro ponto relevante de nossa gestão foi a aproximação e participação ativa da AnoregCE com entidades e instituições de iniciativa privada e do setor público, com as quais buscamos consensos trabalhando os pontos de convergência.

No fortalecimento desses vínculos profissionais e fraternos participamos dos mais distintos encontros, desde mesa de negociações, eventos técnicos com temas pertinentes e comuns à categoria, reuniões e encontros que nos permitissem apresentar e defender os interesses dos nossos associados.

Neste sentido e à título de exemplo, quero fazer referência ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará – OABCE, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, ao Sindicato da Construção Civil – SINDUSCON, ao Sindicato dos Corretores de Imóveis Estado do Ceará – SINDIMÓVEIS, ao Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará – SEFEC, Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM, dentre outras.

Como toda gestão que prima pelo cuidado com o seu público externo e interno, outro ponto que merece ser ressaltado foi a valorização e intensificação do nosso capital humano, inquestionavelmente, o bem mais valioso da nossa Associação. 

Mister ressaltar que atualmente, estamos investindo na melhoria das instalações físicas da nossa sede, com o olhar sempre voltado para a humanização do atendimento e celeridade nas respostas, ou seja, condições de relevância que passam pelo conforto da acolhida aos que visitam nossa sede e melhoria no acesso à tecnologia e as instalações de nossa sede para os associados e funcionários.

Evoluímos e avançamos, sem dúvida. Mas, ainda não estamos onde precisamos estar. Temos muito trabalho para fazer. Este é o desafio para a próxima gestão e as outras que se sucederem. Uma coisa, porém, é certa: RETROCEDER, NUNCA!

Presidir a ANOREG CE foi uma experiência única e ao encerrar as minhas atividades como presidente, quero agradecer o trabalho de todos os colaboradores que estão ou estiveram trabalhando conosco durante a gestão, e que contribuíram com a sua dedicação e esforço para ratificar nossa força e credibilidade junto ao segmento e com nossas instituições parceiras em âmbito estadual e nacional.

Agradeço ainda ao imprescindível e imenso apoio de todos os diretores, associados, lideranças associativas e sindicais, parceiros, colegas cearenses e de outros Estados, notários e registradores de todo o Ceará que estiveram ao meu lado neste período. Vocês são os responsáveis diretos pelo êxito de nossas realizações.

Agradecimento em especial ao meu marido, a minha mãe, aos meus filhos e aos colaboradores do cartório do 3º ofício de Russas, que me deram suporte para que eu pudesse dar o melhor de mim a ANOREGCE.

Permitam-me compartilhar que ao anunciar minha saída da presidência recebi ligações e mensagens que aqueceram meu coração e iluminaram meu espírito e todas essas palavras e imagens já se agrupam num inesquecível álbum sentimental.

Ao longo desses dois mandatos consecutivos, nós nos criticamos, nós nos corrigimos, nós nos aprimoramos. Estivemos próximos em todos os momentos: os que celebramos e os que nos entristeceram. Foi uma longa jornada de aprendizado e jamais esquecerei as lições compartilhadas.

Encerro minhas palavras desejando que o trabalho e as conquistas do passado e do presente sirvam de motivação à próxima diretoria para enfrentar os novos desafios que surgirão.

Se há um aprendizado que levo comigo, depois de seis anos como presidente, é que um mandato requer muita serenidade e uma abdicação constante da vida pessoal, da família e do seu próprio cartório, em prol dos interesses coletivos e dos anseios sociais.

Que nunca falte, a próxima gestão, determinação, comprometimento, humildade, política solidária e transparência em todas as ações.

Bem minhas amigas e meus amigos, é chegada a hora de seguir em frente. Começam a se afastar as tarefas, as preocupações, as ansiedades, as angústias e as alegrias do cargo que hoje entrego.

Somo às minhas esperanças a de todos os associados numa próxima profícua e exitosa gestão, com a graça de Deus!

Muito obrigada!

Veja os depoimentos de alguns associados sobre a gestão

“Helena vai nos deixar saudades porque foi uma gestão muito acessível e que promoveu muitos eventos de preparação. Então, a gente pôde se preparar e preparar os funcionários. É uma gestão que lutou muito no que toca à relação com as Centrais. Ela estava lá e sempre brigou pela nossa atuação. Então, acho que foi uma gestão que se completou em tudo”
Manoela Quintas, 1a. Ofício de Notas e Registros de Icó

– “Em todas as vezes em que procuramos a Anoreg-CE fomos atendidos da melhor maneira possível e o que esperamos é que a próxima administração continue com a mesma intenção de ajudar, principalmente a nós que precisamos, que somos de cartórios de distrito, que tanto ficam longe de Fortaleza como também da sede nos nossos municípios. Inclusive, do distrito onde trabalho, em Macambira, para a sede em Poranga são 30 quilômetros, e de Poranga para Fortaleza são aproximadamente 400 quilômetros”
José Antônio de Pinho, do distrito de Macambira no município de Poranga

“A avaliação do trabalho que eu tenho desta atual diretoria é a mais positiva possível porque eu como substituta da Dra. Monique participei de várias reuniões e via o interesse da entidade de classe em reunir os seus filiados para debater assuntos importantes. A Dra. Helena sempre à frente desse debate, mostrando que a classe precisava se posicionar. Eu via que essa diretoria tinha esse engajamento, não só de estar ali como representante, mas de agir. Então, isso é algo que eu admiro muito, essa forma com a qual ela arregaçou às mangas e foi para campo em outros estados, conseguir fazer a construção da Cerice. Eu participei com ela de muitas reuniões com a Caixa Econômica para a gente achar um denominador comum e fortalecer o trabalho tanto da Caixa como o dos cartórios para ter esse novo acesso por meio da plataforma eletrônica. Então, vi que ela é sinônimo de transformação e evolução”
Natália Bento Chagas, do 5o. Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza

“Eu costumo dizer que a Anoreg-CE teve dois marcos, uma antes e outro depois da administração da Helena Leite Borges. De maneira geral, tudo fluiu muito melhor para o cartorário, e há um ponto que eu venho a destacar que é o da criação da Central que é de suma importância. A Central nos ajudou demais, principalmente no que toca à arrecadação em um momento de pandemia. Também destaco a preocupação da Helena com os cartorários, em especial do interior. Ela sempre teve essa preocupação com os cartórios de Registro Civil, com a questão da renda mínima que ela levantou como bandeira. Uma pessoa com a qual sempre a gente pode contar. É por isso que digo: tem um marco, um diferencial”
Daniele Maria Bezerra Correia, do 2o. Ofício de Ereré.