5 de novembro de 2022

Defender a ciência e a cultura brasileira é papel importante entre os cartórios brasileiros

No dia 05 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Ciência e Cultura. A data foi instituída em homenagem ao polímata brasileiro Rui Barbosa, conhecido por ser atuante em diversas áreas, como: jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. O Brasil, conhecido pela vastidão de manifestações culturais e variedade de pesquisas realizadas em universidades e demais instituições, tem nesse dia a celebração do potencial cultural e científico tão singular em nosso país.

Na realidade dos cartórios nacionais, a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) acredita que o fomento à cultura também seja uma de nossas responsabilidades para o surgimento de uma nação mais desenvolvida e plural. Exemplo disso foi o incentivo da Anoreg/BR na criação do Prêmio Cultural Anoreg, que visa  estimular estudos e pesquisas sobre assuntos de interesse da classe por meio de trabalhos científicos.

Outras iniciativas para o incentivo da cultura e ciência no ambiente cartorial são as ofertas de cursos de extensão oferecidos aos colaboradores, convênios com instituições do ensino superior, workshops e demais encontros profissionalizantes voltados ao engrandecimento profissional e cultural que engrandeçam a qualidade do serviço nos cartórios brasileiros.

Vale lembrar que a Anoreg-CE, como instituição ligada à Agenda 2030, acredita na implementação do quarto objetivo, Educação de Qualidade, como meta de desenvolvimento sustentável no campo cultural e científico. De acordo com o presidente da Anoreg-CE, Cláudio Pinho, “uma nação que reconhece os esforços feitos para o aumento do conhecimento, da pluralidade de ideias e de manifestações artísticas, têm um melhor reconhecimento de sua cidadania e dará mais valor às diferenças que existem no país.”