13 de janeiro de 2011

Cristais Paulista: Cartório de Registro Civil completa 100 anos

 

 

 

 Instalado em 1911, o cartório de Registro Civil e Notas de Cristais Paulista, cuja Comarca é Franca completou no último sábado 100 anos de existência. Desde 2010, a serventia é administrada pelo Oficial Sandro Maciel Carvalho. O primeiro ato do registro civil lavrado no cartório foi o de nascimento, em 14 de janeiro de 1911. No mesmo dia, em 14 de janeiro de 1911, foi feito o primeiro registro de casamento. Já o de óbito foi registrado em 1º de fevereiro de 1911.

 O município de Cristais Paulista teve sua origem na exploração da pecuária (bovina). Por volta de 1890, a região teve grande desenvolvimento, com o início do cultivo de café, onde a cultura se instalou, aproveitando as excepcionais condições tanto edóficas, quanto ao potencial de produção e qualidade. Em 1887, foram implantados os trilhos da Companhia de Trens Mogiana na região, com o intuito de se ligar o estado de São Paulo ás regiões do Triângulo Mineiro. Posteriormente, em 1918, foi construída a Estação ferroviária local, hoje Casa da Cultura, no sentido de viabilizar o escoamento da produção agrícola regional, principalmente o café.

 Em 28 de julho de 1910, passa a ser reconhecida não mais como Vila, mas como Distrito pertencente ao município de Franca, do qual se emancipou politicamente a 31 de dezembro de 1958. Quanto à formação do município, ocorreu uma migração significativa de pessoas oriundas do norte de Minas Gerais e sul da Bahia. A partir de 1900, iniciou-se a imigração européia, principalmente de italianos e espanhóis, que se fixaram na região com a finalidade de explorar a cafeicultura, estes trabalharam na forma de contrato como parceiros ou colonos. Posteriormente, passaram a ser proprietários de terras. Hoje, o município de Cristais Paulista, faz parte da oitava região hidrográfica do estado de São Paulo, pertencente à Bacia do Sapucaí Mirim/Grande, juntamente com mais 25 municípios e cinco distritos.

 

 

 Fonte: 

Diário da Franca/SP