29 de dezembro de 2022

Cresce a avaliação positiva dos cartórios, indica Datafolha

Uma pesquisa inédita do Datafolha aponta que a avaliação positiva dos cartórios aumentou. O levantamento, realizado em maio deste ano e ainda não divulgado, mostra que 72% dos entrevistados avaliaram com notas 9 e 10 a prestação dos serviços dos cartórios. Nas pequisas anteriores, esse percentual havia ficado em 66% (em 2015) e em 61% (em 2009).

O levantamento mostrou ainda que houve redução de quem avalia os serviços prestados pelos Cartórios com as notas mais baixas – 0 a 5 –, passando de 8% nas pesquisas de 2009 e 2015, para 7% em 2022.

“Nos dedicamos constantemente ao aperfeiçoamento do sistema, investindo em gestão, capacitação e tecnologia, para proporcionar ao cidadão segurança jurídica e acesso fácil, rápido e seguro aos serviços que prestamos”, diz Rogério Portugal Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), uma das contratantes da pesquisa. “Nos últimos anos o segmento migrou 98% dos seus serviços para o meio eletrônico, que agora podem ser realizados pelos usuários pela internet ou por meio de aplicativos”, diz.

Os elementos levados em consideração pelos usuários que utilizaram os serviços dos Cartórios foram: cortesia do atendente; grau de conhecimento do atendente; qualidade do atendimento; fornecimento de informações necessárias; organização da fila de espera; tempo de espera para ser atendido; tempo para a realização do serviço; informatização; conforto; infraestrutura do local; medidas contra Covid-19 e valor cobrado. Todos esses pontos foram melhor avaliados em relação aos levantamentos de 2009 e 2015.

A pesquisa do Instituto Datafolha foi realizada em maio deste ano e ouviu 944 pessoas que confirmaram ter usado serviços dos cartórios, como registro civil, de imóveis e de títulos e documentos, tabelionato de notas e de protesto. As entrevistas foram feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A margem de erro é de três pontos percentuais. Para fazer o estudo, o Datafolha foi contratado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).

Fonte: Anoreg-BR