11 de novembro de 2022

Conscientizar os cartórios cearenses para a importância do Novembro Azul é objetivo da Anoreg-CE neste mês

A chegada do mês de novembro no Brasil é de profunda importância para a saúde masculina. Após o Outubro Rosa, mês de campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, é em novembro que os homens são o foco da campanha Novembro Azul. Em todo o 11º mês do ano, a dedicação é voltada para lembrar dos males do câncer de próstata, doença que causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias (massa de tecido de surgimento anormal no corpo) malignas, ou seja, que forma o câncer.

Anualmente, essa pauta é assumida pelo poder público (via Ministério da Saúde), instituições privadas e sociedade civil, e com a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), não pode ser diferente. Cartórios de todo o Ceará estão mobilizados pela saúde e bem-estar dos homens brasileiros e, portanto, compartilham com seus colaboradores informações básicas sobre a doença e como agir em caso de diagnóstico.

Prevenção e tratamento

É fundamental que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos, sem fatores, procurem um urologista para realizarem um tratamento de prevenção. A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino responsável pela produção de esperma. De tamanho similar a uma noz, ela pode inchar e dobrar de tamanho durante a formação do câncer, o que pode causar complicações na hora de urinar ou no ato sexual.

Dois exames são fundamentais para a detecção do câncer de próstata: o toque retal, que avalia as alterações na próstata de forma manual; e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Outros exames podem ser solicitados em casos suspeitos, como as biópsias.

Sintomas

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Fatores de risco

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)