9 de fevereiro de 2023

Cartórios de Notas no país passam a emitir Autorização Eletrônica de Viagem Internacional para menores de idade

Mais uma facilidade para o cidadão, em especial os pais que planejam uma viagem internacional em família ou mesmo embarcar os filhos menores de 18 anos sozinhos, acompanhados por um dos dois ou por uma pessoa responsável. Um convênio firmado com a Polícia Federal, que entrou em vigor nesta terça-feira (07), prevê a  emissão da Autorização Eletrônica de Viagem Internacional pelos cartórios de Notas no país. O primeiro passo é baixar o aplicativo e-Notariado, disponível no Android ou IOS, no site  e-notariado.org.br.

Segundo explicou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Ceará, Cláudio Pinho, “cada vez mais os serviços notariais estão na palma da mão do cidadão. Com toda segurança e transparência, os cartórios têm tido uma atuação fundamental no cotidiano das pessoas, uma vez que reduz a burocracia e preza pela agilidade. Esse é mais um serviço que é possível fazer de maneira online, na própria residência ou no local e horário que o usuário desejar”, reforça.

As pessoas interessadas na Autorização Eletrônica de Viagem Internacional devem preencher um formulário ao acessar a página e-notariado.org.br, na aba “Cidadão”, podendo o reconhecimento da assinatura por parte dos pais ou responsáveis ser de forma presencial ou por videoconferência. No caso desta última opção, faz-se necessário obter um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado (gratuito).

A presidente do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira, explica que a experiência com a emissão de Autorização Eletrônica de Viagem Nacional foi aprimorada para oferecer o novo serviço, que continua oferecendo toda a segurança necessária no processo. No entanto, quem desejar o modelo físico de autorização para viagem internacional, o mesmo continuará disponível em todos os cartórios de Notas do país.

Serviço:

Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE)

Contato: (85) 3038-9496