3 de fevereiro de 2023

Campanha Fevereiro Roxo e Laranja mobiliza associados da Anoreg-CE pela conscientização sobre doenças graves

O mês de fevereiro no Brasil não é apenas de Carnaval. É período também de conscientização e prevenção de doenças graves. A partir do dia primeiro, é lançada em todo o país a Campanha Roxo e Laranja, voltada ao combate ao Lúpus, Fibromialgia, Mal de Alzheimer e a Leucemia. Atento a esta ação, a Associação de Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) está em consonância com outros órgãos brasileiros para comunicar o público sobre a prevenção e tratamento destas doenças.

Com o atendimento precoce, tais enfermidades podem ser tratadas de maneira adequada. Vale lembrar que a campanha também engloba a doação de medula óssea. Conforme dados da Unafisco Saúde, via Governo Federal, a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Por isso, é importante incluir entre as ações a conscientização sobre a importância do ato de doar.

Na campanha, a cor roxa representa a luta contra o Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Já a cor laranja simboliza a conscientização sobre a Leucemia, que é um dos tipos mais graves de câncer. 

O lúpus é um tipo de distúrbio crônico. A doença faz com que o organismo produza mais anticorpos do que é necessário, o que pode comprometer a funcionalidade de órgãos como rins, pulmões, pele e articulações. O Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais grave da doença, sendo a mais comum em 70% dos casos e que afeta em sua maioria mulheres.

A fibromialgia afeta principalmente as articulações. Os portadores da doença sentem dores por todo corpo, nos músculos e tendões. Ela pode aparecer depois de eventos graves, como um trauma físico, psicológico ou infecções. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), especula-se que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres, conforme a SBR.

O Alzheimer (popularmente conhecido como “Mal de Alzheimer”) é um dos tipos de demência, um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. Associada comumente à perda de memória, a doença provoca o declínio das funções cognitivas, afetando não apenas as lembranças como também causa danos às capacidades intelectuais dos enfermos. No Brasil, 6% das pessoas com mais de 60 anos têm Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Já a leucemia é um dos tipos graves de câncer que afeta os glóbulos brancos, células de defesa presentes no sangue. Esta enfermidade é maligna e de causa desconhecida. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os sintomas envolvem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Para saber mais sobre estas doenças, acompanhe os links a seguir:

https://bvsms.saude.gov.br/lupus/

https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/

https://bvsms.saude.gov.br/fibromialgia-3/

https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7633-leucemia