6 de abril de 2019

Anoreg-CE e Corregedoria se reunem para tratar de pautas institucionais

screen-shot-2019-04-06-at-12-29-53

Na última terça, 2 de abril, a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), Helena Borges, reuniu-se com o corregedor Geral de Justiça, desembargador Teodoro da Silva Santos e com o ouvidor e juiz corregedor auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Demétrio Saker Rocha. Na ocasião também estava presente o responsável técnico pela Central de Registro Imobiliário do Ceará (Cerice), Miguel Jefferson.

A reunião ocorreu a convite do corregedor e teve como objetivo estreitar os laços institucionais entre o Tribunal e a Associação. Segundo Teodoro da Silva Santos, a Corregedoria está de portas abertas à entidade e à categoria. A ideia de criar uma via de diálogo mais estreita é de benefício mútuo, ainda mais diante da implementação das Centrais que vão garantir celeridade dos serviços e ampliar o alcance dos cartórios junto à sociedade. Por outro lado, as Centrais geram mais transparência e controle de dados sobre as atividades que envolvam os cartórios. É um ganho do ponto de vista da informação muito precioso.

Para Helena Borges, presidente da Anoreg-CE, a entidade já tem trilhado um caminho de aproximação institucional, como é possível ver nas reuniões realizadas em 2018 (colocar link para a reunião do dia 19 de novembro), mas o convite feito pela nova gestão da Corregedoria deve ser celebrado diante dos desafios em conjunto para os próximos anos: “A Associação e o Sindicato estão empenhados na modernização dos serviços dos cartórios, essa é uma meta nossa e as palavras do desembargador Teodoro da Silva Santos nos animam em saber que será uma tarefa feita em conjunto com a Corregedoria. Vale lembrar o quão é benéfica a modernização para população. Então, é realmente um objetivo comum a todos nós”, afirma.